brinquedos e brincadeiras são forma de educar....

brinquedos e brincadeiras são forma de educar....

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A NECESSÁRIA E FUNDAMENTAL PARCERIA COM AS FAMILIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL




A família tem um papel mais do que  importante no desenvolvimento da criança, partindo do cuidado com o bebê, proporcionando suas necessidades materiais, afetivas e de saúde. Na escola o pedagogo necessita de espaço e tempo, para introduzir a proposta de ensino, contando com a participação dos familiares, sendo eles pais, mães, tios, tias, avôs, avós, ou seja, quem cuida, o maior responsável pela criança.


A família tem o primeiro passo, iniciando pelos cuidados com o bebê, dando á ele todo o afeto, e cuidados necessários para seu desenvolvimento.


Quando a criança vem para a escola iniciar a educação infantil, é necessário que a escola\espaço esteja adequado para essa iniciação e os profissionais com contextos do desenvolvimento na forma de integrar as ações e os projetos educacionais das famílias e das instituições. Precisamos ter esta ligação com a família perante a permanência desta criança na creche e pré-escola.


Esta aproximação da família e educadores, só tem a enriquecer, pois os familiares podem encontrar um apoio no conhecimento com seus filhos e com isso o educador também poderá compreender melhor o meio e cultura onde vive esta criança, só assim ele poderá ajudar em seu desenvolvimento.


O melhor período para que isto ocorra, é no período de adaptação e acolhimento na entrada da criança á escola, os educadores terão um resultado bastante produtivo e positivo, acrescentando experiências e saberes.


Sabemos que tudo a ser falado deve ser pensado e repensado, para não haver constrangimento, esta união deve ser produtiva e construtiva, tanto para a criança como para os familiares, por isso o papel do educador é muito importante, desde que ele esteja realmente preparado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário